segunda-feira, 9 de maio de 2011

Observando os Animais




Caminhando pelas ruas, observo os animais e, sempre, encho-me de indignação.

Não compreendo a incompreensão, não sei explicar onde se encontra a razão da rejeição, e esse amontoado de indiferença, descaso e covardia, a se espalhar sob os passos altivos, apressados, nervosos ou mesmo os cansados, alheios, vagarossos. Ando pelas ruas... quanta tristeza, quanta desolação a misturar-se entre humanos perdidos e animais sofridos, todos a mergulhar-se em profunda dor, desesperança, desamparo... nenhuma proteção.

Os animais, também, foram criados para a liberdade e para a paz. Arrastados por seres tão estranhos, dominados por sentimentos tão adversos, mergulhados entre a dor sentida e o desprezo forjado por cueis corações que não aprenderam a plenitude do amar. Andam, então, passos lentos, a espreitar caminhos, olhar medroso, cheios de solidão.

Carregam, a correr por entre assaltos de medo e perseguições, o destino dos esquecidos, a sorte dos desvalidos, ignorados pela piedade, açoitados por alheias ambições.

Contudo, seguem. humildes e humilhados, mortos ou açoitados, abandonados pelas estradas da vida, atropelados, esfomeados, espancados sem razão; caminham silenciosos a longa e dolorosa estrada que o ser humano para eles criou, acompanhados pelo triste olhar, coração e pulsar, coberto de amor e solidão, em busca de compaixão... Meu Deus, quanto horror!

Os animais, arrancados do seu destino, em suas atitudes, carregam, diante da violência, o dom do perdão e, diante da dor, pura resignação. Mas se por um acaso chegam ao limite do sofrimento, à exaustão e reagem, pondo-se em defesa.... assassinos são. Meu Deus, quanta hipocrisisa, quanta maldade, quanta falta de compreensão.

Estou, então, a ponto de declarar que só os animais conhecem, verdadeiramente, por inteiro, o ciclo da vida, o amor e o perdão e disto tudo a razão.

Os animais são capazes de, sem questionamentos, buscar a vida, defendê-la, protegê-la e saber encontrar o caminho exato para a auto proteção (quando não alcançados pelo desamor que, em abraços com a crueldade, caminha em plena explosão)

Por isso, merecem o meu respeito, a minha admiração, a canção deste meu coração, a rogar por eles, ao menos, misericórdia e proteção, se o Amor já não mais cabe em certos corações.

4 comentários:

  1. Es tan triste ver la mirada perdida y desolada de un perrito en la calle, con hambre de comida pero sobre todo de amor y comprensión.
    hay personas que no nacieron para tener mascotas, mas sin embargo llegan a sus manos para desgracia de esos pequeños seres de amor y compañía.
    si se detuvieran por un instante y observaran la mirada agradecida e inundada de un dulce amor y agradecimiento de un perrito, estoy segura que existirían menos vagando perdidos y solos por las calles.
    ¡Amo a las mascotas y mas a los perritos, tengo 4 en casa y son parte de mi familia.

    saludos excelente entrada.

    ResponderExcluir
  2. Olá minha amiga das ondas e do coração real vim te convidar a participar do 4º Pena de Ouro o convite está na minha Ilha acima das postagens. Estou te esperando no ostra, seja como participante ou apreciadora da poesia. beijos no coração!

    ResponderExcluir
  3. "No equilíbrio da vida se esforce para não despencar e atingir o fundo mas se isto acontecer escale novamente as paredes da dificuldade e chegue ao topo com mais força naquilo que o fez cair." (Bob Marley)

    Abraços: Leandro Ruiz

    www.lleandroaugustto.blogspot.com

    www.eu-e-o-tempo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, querida Lice
    Me dá pena animaizinhos tristes... eles têm sentimentos com nós... sofrem também... a imagem parece demonstrar isso mesmo.
    Bjs de paz e ótimo Domingo.

    ResponderExcluir